sexta-feira, 9 de junho de 2017

ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO!

ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO
Que horas são agora?

            Acordar, levantar, se preparar, tomar café da manhã e ir para o escritório, são rotinas de todos trabalhadores. Alguns conseguem manter ela em fluxo, outros nem tanto, acordam atrasados, saem correndo e iniciam o dia de trabalho mal-humorado, estressado. O resultado no final do dia é insatisfatório.
Acredito, que o objetivo de todos são: cumprir a missão diária, ser produtivo, obter satisfação no trabalho e atingir as tarefas. Mas nem sempre isso acontecem, a grande maioria não consegue cumprir a metade das tarefas programadas para executar no dia.
Por que será que o tempo não foi suficiente para a realização das atividades? O que está errado?

Provavelmente algo o impediu de realizar as ações, e, isso gera o sentimento de frustração, desanimo, stress, mal humor, para outros, o de impotência ou fracassos.

Entretanto, administração do tempo para muitos, passa a ser um problema, o tempo é algo que não volta mais para ninguém, portanto, aprender a se organizar para administrá-lo não é tarefa fácil, mas necessário. Com os ajustes corretos, os benefícios serão visíveis, irão diminuir o stress, a ansiedade, a sobrecarga de tarefas e melhorar a qualidade de vida dentro do ambiente de trabalho. O segredo está na organização, no controle, na definição das prioridades e na execução do planejamento diário.
Com pequenas mudanças no comportamento e atitudes é possível organizá-lo e administrá-lo com sucesso.

Ações para organizar a semana ou dia de labor:

Ação 1 - faça um planejamento semanal para ter uma visão geral do que deseja.
Organize a semana de labor, fazendo um planejamento com os objetivos e tarefas que deseja alcançar. Observe tudo que possa desviar do foco.


Ação 2 -  faça uma lista com todas as tarefas que precisa executar e priorize por ordem de grandeza.
Não basta apenas fazer uma lista com um monte de coisas que gostaria de fazer, sabendo que são metas difíceis de serem cumpridas. Segmente a lista por prioridade, após a geração da lista, dê uma analisada e coloque em ordem crescente de importância, faça um cheklist para tentar ser o mais assertivo possível.

Ação 3 – cronograma semanal

Segunda
Terça
Quarta
Quinta
Sexta
Manhã





Tarde





Noite






Preencha o cronograma semanal, para cada dia da semana, distribuindo as tarefas mais importantes e emergentes, depois as menos importante, depois as que podem esperar. Se possível reserve a sexta feira pelo menos um período, para terminar as tarefas inacabadas.

Ação 4 -  estabeleça o tempo para a execução das tarefas;
         Para cada prioridade citada na lista e planejada, estabeleça um tempo para ser realizada, no fim do dia, faça uma avaliação do que não funcionou e por que não deu certo. Qual motivo o impediu de concluir o planejamento programado para aquele dia. Não esqueça de reservar pelo menos uma hora por dia, para você extravasar: sair com a família, ou fazer uma caminhada, ou pedalar, ou jogar conversa fora com amigos, ou ir ao cinema, etc. Você precisa deste momento para eliminar o estresse do dia e recarregar as energias.

Ação 5 -  reorganize, para fazer o máximo e em menos tempo;
Reorganize o planejamento diário, eliminando o que não deu certo, substitua por outras ações flexíveis, e no final do dia avalia novamente, faça os ajustes necessários e revise até chegar no ideal.

 O dia tem 24 horas, 30 dias no mês, 365 dias no ano em média, para todos. Portanto melhore 1% ao dia e ao longo de um ano terá melhorado 365%, e os resultados serão fantásticos. Seja o autor da sua própria história.


Elenice de Fátima Farias
Palestrante motivacional e Coach.
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