sexta-feira, 3 de junho de 2016

Como ter Sucesso na Gestão de Mudança da Organização Empresarial



As organizações devem estar em constante aprendizagem para o seu crescimento potencial.
Antigamente, as empresas mantinham o foco na sua capacidade de produzir, atualmente, elas focam suas energias em inovar seus processos, para resolverem seus problemas, e estarem no nível de excelência para a competitividade de mercado.
Ser competitivo em um mercado onde se fala muito na crise, em que o consumidor está assustado, requer muito esforço, dedicação e planejamento estratégico para conseguir ser competitivo.
Todas estruturas setoriais precisam estar inseridas no contexto global da organização. As mudanças, são necessárias para o futuro da empresa. Quem não as fizer adequadamente nem planejar o futuro, com certeza não estará lá, para comemorar o sucesso.
     Mudar implica em: sair da zona de conforto, enfrentar obstáculos, renunciar, inovar, modificar o que for necessário, para uma nova realidade e visão do futuro.
Portanto, todas mudanças empresarial ou pessoal, passa por 4 fases: primeiro, ter indicio da Necessidade de mudança; segundo, Aceitar a necessidade de mudança; terceiro, Planejamento coerente que possa ser realizado em um determinado tempo e quarto, Ação.
Além destas quatro fases os lideres, supervisores, diretores e presidente das organizações, ou quem estiver a frente do projeto de mudança empresarial, precisam estar atentos, a outros pilares essenciais para a elaboração do planejamento de mudança. Temos vários pilares, que fazem parte da estrutura de um bom planejamento de mudanças empresarial, aqui apresento os principais e mais relevantes.
- Visão: Os responsáveis pela organização, e o coordenador de projeto, precisam ter visão, do que mudar? Por que mudar? Quando mudar? Como mudar? É preciso ter olhar de águia, ter clareza, objetividade, método, implementação e metas reais.
- Mobilização: O coordenador do projeto de mudança, deve informar e conscientizar 100% dos colaboradores ou colegas sobre a necessidade de mudança e envolve-los. Todos precisam estarem organizados e com o mesmo foco e objetivo, ou seja, todos pensando naquilo que tem que ser feito.
- Dinamização: Não adianta as equipes se movimentarem com lentidão, caso isto ocorra, o coordenador precisa acelerar e motiva-los para ter agilidade. É preciso agir, catalisar, aumentar a velocidade e focar na ação, para que o processo de mudança aconteça de fato.
- Direção: O coordenador precisa ter um direcionamento para onde está indo o projeto. Quais etapas? Quais estratégias e ferramentas utilizar para chegar lá. Elaborar um planejamento consistente, com os recursos e as estratégias, para colocá-lo em ação.
- Realização: Hora de colocar em prática o que planejou, executar o projeto de mudança na integra para chegar ao resultado esperado, caso as análises parciais demonstre desconformidade, acompanhar se as etapas estão sendo atingidas, caso contrário corrigir o curso.
- Participação: A participação de todos funcionários é fundamental para a realização do projeto, sem o envolvimento dificilmente a organização obterá sucesso. Todos precisam “vestir a camisa” da organização, ninguém pode ficar sentado ou de braço cruzado esperando que o outro faça o que é de sua responsabilidade.
- Aprender lidar com as emoções de poder: A hierarquia deve ser respeitada, os poderes devem ser bem distribuídos, respeitados e aceitos por todos, caso haja rivalidade, as decisões não serão assertivas e o projeto de mudança pode não acontecer.
- Respeitar as emoções do ser humano: O coordenador precisa entender que todos os envolvidos têm sentimentos, inteligência, emoções, famílias, vida pessoal, comportamentos e atitudes diferentes. Respeitar as diversidades, faz a equipe evoluir.
- Treinamento: O coordenador, precisa dar suporte para que as mudanças aconteçam, se mudar alguém de função é preciso treiná-la antes de assumir a nova função. Não há como as mudanças terem sucesso, se o colaborador, ou líder, ou supervisor não sabe executar a nova função corretamente, ninguém faz bem aquilo que não aprendeu. Treinar e treinar é importantíssimo para o sucesso de qualquer projeto.
- Comunicação: A comunicação é necessária em todos os setores internos da organização, ninguém consegue fazer sozinho e calado. Os lideres precisam se comunicar para delegar função, tarefas, etc.
A comunicação precisa ser: efetiva, significativa, relevante, objetiva e ativa, sem estas características não há mudança em nenhuma organização. A comunicação é a ferramenta para a troca de informação, tomada de decisão entre outros.
As organizações empresariais que resistirem às mudanças, em muito pouco tempo estarão em extinção.
Sem mudança não há crescimento nem evolução empresarial. Quem vive de passado é museu, mas com o passado é possível aprender e resinificar o presente para potencializar o sucesso.
29/05/2016

Autora: Elenice de Fátima Farias

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