As organizações devem estar em constante
aprendizagem para o seu crescimento potencial.
Antigamente, as empresas mantinham o foco na sua
capacidade de produzir, atualmente, elas focam suas energias em inovar seus
processos, para resolverem seus problemas, e estarem no nível de excelência
para a competitividade de mercado.
Ser competitivo em um mercado onde se fala muito na crise,
em que o consumidor está assustado, requer muito esforço, dedicação e
planejamento estratégico para conseguir ser competitivo.
Todas estruturas setoriais precisam estar inseridas
no contexto global da organização. As mudanças, são necessárias para o futuro
da empresa. Quem não as fizer adequadamente nem planejar o futuro, com certeza
não estará lá, para comemorar o sucesso.
Mudar implica em: sair da zona de
conforto, enfrentar obstáculos, renunciar, inovar, modificar o que for
necessário, para uma nova realidade e visão do futuro.
Portanto, todas mudanças empresarial ou pessoal, passa
por 4 fases: primeiro, ter indicio da Necessidade
de mudança; segundo, Aceitar a
necessidade de mudança; terceiro, Planejamento
coerente que possa ser realizado em um determinado tempo e quarto, Ação.
Além destas quatro fases os lideres, supervisores,
diretores e presidente das organizações, ou quem estiver a frente do projeto de
mudança empresarial, precisam estar atentos, a outros pilares essenciais para a
elaboração do planejamento de mudança. Temos vários pilares, que fazem parte da
estrutura de um bom planejamento de mudanças empresarial, aqui apresento os
principais e mais relevantes.
- Visão: Os
responsáveis pela organização, e o coordenador de projeto, precisam ter visão, do
que mudar? Por que mudar? Quando mudar? Como mudar? É preciso ter olhar de
águia, ter clareza, objetividade, método, implementação e metas reais.
- Mobilização:
O coordenador do projeto de mudança, deve informar e conscientizar 100% dos colaboradores
ou colegas sobre a necessidade de mudança e envolve-los. Todos precisam estarem
organizados e com o mesmo foco e objetivo, ou seja, todos pensando naquilo que
tem que ser feito.
- Dinamização:
Não adianta as equipes se movimentarem com lentidão, caso isto ocorra, o
coordenador precisa acelerar e motiva-los para ter agilidade. É preciso agir,
catalisar, aumentar a velocidade e focar na ação, para que o processo de
mudança aconteça de fato.
- Direção:
O coordenador precisa ter um direcionamento para onde está indo o projeto.
Quais etapas? Quais estratégias e ferramentas utilizar para chegar lá. Elaborar
um planejamento consistente, com os recursos e as estratégias, para colocá-lo
em ação.
- Realização:
Hora de colocar em prática o que planejou, executar o projeto de mudança na integra
para chegar ao resultado esperado, caso as análises parciais demonstre
desconformidade, acompanhar se as etapas estão sendo atingidas, caso contrário
corrigir o curso.
- Participação:
A participação de todos funcionários é fundamental para a realização do projeto,
sem o envolvimento dificilmente a organização obterá sucesso. Todos precisam “vestir
a camisa” da organização, ninguém pode ficar sentado ou de braço cruzado
esperando que o outro faça o que é de sua responsabilidade.
- Aprender
lidar com as emoções de poder: A hierarquia deve ser respeitada, os poderes
devem ser bem distribuídos, respeitados e aceitos por todos, caso haja rivalidade, as decisões não serão
assertivas e o projeto de mudança pode não acontecer.
- Respeitar
as emoções do ser humano: O coordenador precisa entender que todos os
envolvidos têm sentimentos, inteligência, emoções, famílias, vida pessoal,
comportamentos e atitudes diferentes. Respeitar as diversidades, faz a equipe
evoluir.
- Treinamento:
O coordenador, precisa dar suporte para que as mudanças aconteçam, se mudar
alguém de função é preciso treiná-la antes de assumir a nova função. Não há
como as mudanças terem sucesso, se o colaborador, ou líder, ou supervisor não
sabe executar a nova função corretamente, ninguém faz bem aquilo que não
aprendeu. Treinar e treinar é
importantíssimo para o sucesso de qualquer projeto.
- Comunicação:
A comunicação é necessária em todos os setores internos da organização, ninguém
consegue fazer sozinho e calado. Os lideres precisam se comunicar para delegar
função, tarefas, etc.
A comunicação precisa ser: efetiva, significativa, relevante, objetiva e ativa, sem
estas características não há mudança em nenhuma organização. A comunicação é a
ferramenta para a troca de informação, tomada de decisão entre outros.
As organizações empresariais que resistirem às
mudanças, em muito pouco tempo estarão em extinção.
Sem mudança não há crescimento nem evolução
empresarial. Quem vive de passado é museu, mas com o passado é possível
aprender e resinificar o presente para potencializar o sucesso.
29/05/2016
Autora: Elenice
de Fátima Farias
Nenhum comentário:
Postar um comentário